Quanto mais o seu negócio cresce, menos tempo você tem para se dedicar a ele, certo?
Pois se você se identifica com a frase acima, saiba que não está só. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae confirmou qe as horas trabalhadas do empreendedor são, de fato, diretamente proporcionais ao tamanho do seu negócio.
A média de horas dedicadas por donos de negócio às suas microempresas chegava a 9,7 por dia - enquanto proprietários de empresas de pequeno porte registraram 9,9. Ainda assim, parece que nunca é o suficiente: 45% dos empreendedores dizem que falta tempo para se dedicar à empresa.
E agora, há alguma saída? É possível empreender com sucesso, aumentar seu faturamento a cada ano e, ainda sim, ter tempo?
Não existe fórmula mágica - mas, abaixo, você encontra 3 estratégias que podem te ajudar a organizar melhor as horas no seu negócio e, quem sabe, da sua vida pessoal.
Aprenda como (e o que) delegar
"O que você faz na empresa? Um pouco de tudo!". A anedota é verdade para a grande maioria dos empreendedores, afinal, quem começa um negócio atua em todas as frentes desde o início. Com o tempo, no entanto, é preciso conseguir delegar - mas quem disse que é fácil?
Delegar é uma das maiores dificuldades de pessoas em cargos de liderança - quer você tenha um time de dois ou 200 colaboradores. A dica para o sucesso é começar aos poucos.
1) Por onde começar?
- Delegue tarefas específicas: revisar um documento, montar uma apresentação, pagar contas. Separe entregas pontuais que estão sob sua responsabilidade e peça ajuda. Revise ou confira o resultado da primeira vez e, assim, comece a criar o hábito (e a confiança mútua) de passar a tarefa para outra pessoa.
- Delegue entregas completas: garantir que todos os fornecedores estejam pagos; garantir que as encomendas foram entregues no dia; revisar e catalogar as mensagens dos clientes. Aos poucos, entenda quem pode assumir a responsabilidade por necessidades mais complexas, que evoluem múltiplas pequenas tarefas.
- Delegue responsabilidades amplas: a área de compras da empresa, o atendimento ao cliente como um todo e aos poucos, a carga mental de ter que organizar as necessidades de todas as áreas começa a ser dividida.
2) Automatize o que for possível hoje mesmo
Automatização de processos em empresas é uma das grandes alavancas de corte de custos e ganho de eficiência - isto é um fato. No entanto, mesmo que não seja viável implementar um novo sistema ou fluxo para todos os colaboradores, você ainda pode ganhar muito automatizando pequenas tarefas que estão no seu controle direto.
De limpar uma caixa de e-mails que vive cheia a preencher manualmente cadastros que foram colocados em papel, você pode estar perdendo até 2 horas por dia em tarefas de baixo impacto para o negócio.
Incluir um filtro na sua caixa de entrada para marcar como prioritárias algumas mensagens, arquivar automaticamente outras (como notificações redundantes), sair de grupos/canais ou threads, ou pedir que cadastros sejam preenchidos diretamente em planilha digital (e não em papel). Nada disso vai mudar drasticamente a rotina dos seus times. Mas essas pequenas ações podem liberar tempo precioso para que você se dedique às tarefas mais importantes.
3) Valorize a sua presença (ela tem um preço)
A sua presença é essencial para que o negócio dê certo - mas ela não é necessária para que todas as funções aconteçam. Use seu calendário de forma mais intencional: em quais reuniões você precisa estar? Quanto tempo elas de fato precisam durar? Quais conversas você gostaria de marcar - mas não consegue porque prioriza outras atividades?
Além disso, algumas tarefas que consomem tempo de deslocamento podem ser geridas à distância, ou acompanhadas de forma digital com uso de tecnologias simples - desde câmeras, que te ajudam a monitorar estoques e segurança, até aplicativos de gestão e controle financeiro.
Lembre-se: tempo é também um recurso valioso.
Fonte: Blog Stone.